Qual a ordem para assistir Blade Runner?

Qual a sequência de Blade Runner?

[Atualizado em 11/02/2022, sobre nova série]

Recentemente resolvi fazer uma maratona do cult Blade Runner e me dei conta que provavelmente muita gente não tem conhecimento de como funciona o mundo cinematográfico de BR, por isso resolvi trazer esse post contando um pouco.

O primeiro filme foi lançado em 1982 e tem seu título nacional: Blade Runner, O Caçador de Andróides. Só que este tem várias versões e cada uma tem suas particularidades. 

No total seriam 7 versões para este primeiro filme (alguns dizem que existem até nove) só que boa parte delas se remetem à quando foram exibidos originalmente nos cinemas. Então com isso podemos reduzir a lista deixando apenas 3 versões que estão disponíveis comercialmente para nós, sendo elas:

  • Theatrical Cut (1982) - Seria a versão "original" lançada nos cinemas em 82. Foi realizada pelos produtores e não apresenta a real vontade do diretor Ridley Scott. Em resumo sua diferença é que possui o filme sendo narrado por Deckhard (Harrison Ford), possui um final feliz e tem uma pegada mais violenta (creio que isso dependa do ponto de vista de cada um).

  • Director's Cut (1992) - Embora tenha o título dizendo que pertença a versão do diretor, Ridley Scott não participou diretamente nela pois estava ocupado cuidando de outro filme na época. Sua autorização para esse título se deu apenas por sua vontade de mudar o final feliz que existia na versão Theatrical Cut pois ele nunca concordou com isto, deixando-o este mais obscuro e enigmático. Porém a narração de Deckhard ainda se mantém neste.

  • Final Cut (2007) - Mais de 30 anos depois, foi finalmente a versão que Ridley Scott participou editando e fez sua vontade. Realizou efeitos e resoluções de melhores qualidades, algumas pequenas alterações de cortes/ajustes nas personagens e cenários. Além da tão pedida remoção da narração de Deckhard, afinal o próprio Harrison Ford não gostava dela também.

Após isso vem a pergunta: Qual então é a versão correta para ser assistida?

Em minha opinião, o diretor deve estar sempre presente na edição final do filme pois afinal foi ele que deu vida a todo o processo de filmagem. Então logo eu ficaria com a versão de 2007, Final Cut.

Então resolvido sobre o primeiro filme, vamos dando sequência.

Em 2017 a Warner Bros lançou três curtas metragens que tem introdução de história e personagens, para o futuro filme. 
Infelizmente foi feito um trabalho bem porco por parte deles e não existe dublagem ou legenda oficial para estes curtas. Abaixo segue os vídeos em ordem no Youtube para assisti-los e também conta com legendas em PT-BR graças aos fãs brasileiros. 

  • Blade Runner 2022, Black Out - é uma animação (anime) escrito e dirigido por Shinichiro Watanabe, famoso por suas obras como Cowboy Bebop e Samurai Champloo. Conta um pouco mais após o término do 1º filme, o que acontece nos próximos anos.


  • Blade Runner 2036, Nexus Dawn - É apresentado uma nova linha de andróides e seu criador.


  • Blade Runner 2048, Nowhere to Run - Introduz novo personagem fundamental para história.


Após os curtas, vem o filme Blade Runner 2049.


Este até então sendo o mais recente referente ao universo BR. 
Dessa vez foi dirigido por Denis Villeneuve porém diferente do filme de 1982 este possui apenas uma única versão (embora Denis tenha um interesse de fazer uma versão do diretor contendo o dobro de duração mas quem sabe sai num futuro essa edição).

Apenas por questão de curiosidade mas não entrarei em detalhes, Blade Runner foi baseado num livro de Philip Kindred Dick chamado Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? e possui até HQs que expandem esse universo.

Atualizando:

Foi confirmado dia 11/02/2022 que estará sendo feito uma série live-action produzida pela Amazon Studios e será uma sequência do filme Blade Runner 2049.
Esta nova se chamando Blade Runner 2099.

Ridley Scott que dirigiu Blade Runner original de 1982, agora será o produtor executivo da nova série. Por enquanto não existe data prevista para lançamento ou até mesmo elenco.

Postar um comentário

0 Comentários